Pessoas estão sucumbindo à dor nas costas devido a tensões físicas de um estilo de vida sedentário

Trabalhar em escritórios se tonou sinônimo de dor nas costas!

Passar o dia sentado em uma cadeira de escritório pode definitivamente causar dor lombar ou agravar um problema nas costas já existente. A principal razão por trás disso é que quando uma pessoa se posiciona de forma incorreta em uma cadeira de escritório, ou em geral, provoca-se a postura estática, a qual pode aumentar o estresse nas costas, ombros, braços, pernas e, em particular, pode adicionar grandes quantidades de pressão para os músculos das costas e discos da coluna vertebral.
Ao sentar-se em uma cadeira de escritório por um longo período, a tendência natural do ser humano é debruçar-se sobre a cadeira, e essa postura pode esticar os ligamentos da coluna e esticar os discos e estruturas adjacentes da coluna. Com o tempo, a postura sentada incorreta pode danificar as estruturas da coluna vertebral e contribuir para o desenvolvimento, ou piorar, a dor nas costas.
Além disso, o estresse cotidiano encontrado diariamente nos escritórios, com a intensa cobrança dos profissionais a cumprirem suas metas, podem afetar a saúde da coluna. Estar permanentemente pressionado impede a vontade de se exercitar e sair da área de conforto denominada sedentarismo. Esse fator pode acarretar em diversos problemas, como a obesidade e o sobre peso, os quais interferem na postura.
Exercícios regulares como caminhar, nadar ou andar de bicicleta ajudarão o corpo a permanecer ativo, enquanto exercícios específicos de fortalecimento ajudarão os músculos que rodeiam as costas à ficarem cada vez mais fortes. Esses benefícios do exercício promovem uma boa postura, o que, por sua vez, ajuda a condicionar os músculos e prevenir lesões. A prática de exercitar-se afeta também a forma de sentar e andar, o que faz as dores provocadas por má postura serem eliminadas.
Existem também exercícios específicos que ajudarão a manter uma boa postura. Em particular, um equilíbrio entre a força do músculo central e a musculatura das costas é essencial para ajudar a sustentar a parte superior do corpo e manter uma boa postura sempre.
Para manter-se bem durante o expediente é importante se lembrar também de fazer pausas frequentes. Troque a posição de sentar ao longo do dia e levante uma ou duas vezes por hora para pegar um copo d’água, esticar as pernas ou executar tarefas em pé. Tudo isso ajudará os músculos das costas relaxarem um pouco, prevenindo a rigidez e a tensão. Em vez de fazer poucas pausas longas, divida o tempo melhor e faça mais paradas curtas. Uma atitude simples que pode transformar o corpo!
Ter dores na coluna não é algo comum! Tenha em mente que é melhor prevenir do que remediar, por isso, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde se você sentir dor na região da coluna por mais de um dia inteiro. Principalmente se essa dor se tornar algo frequente. Não busque por auto tratamento, com remédios sem receita por um período prolongado, pois isso pode estar mascarando os sintomas em vez de resolver o problema.