85% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, TEVE, TEM OU TERÁ DOR NAS COSTAS!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial, teve, tem ou terá dor nas costas em algum fase de sua vida.

Portanto, a dor nas costas é democrática !!!!

Saiba você !!!!  Que esta dor nas costas não perdoa, pois, ela é um sintoma que atinge a todos, independe de idade, raça, sexo, condição social ou mesmo de determinadas profissões.

Para que vocês entendam o problema, saiba que coluna vertebral corresponde a 40% de sua altura.

Ela é responsável pela sua sustentação, flexibilidade e movimentos realizados pelo corpo, pois, caso contrário você teria movimentos parecidos aos de um robô

Na minha experiência como reumatologista dedicado as doenças da coluna, costumo ouvir queixas de dor na coluna, principalmente na região lombar.

Na maioria das vezes, esta dor é episódica e passageira. Nesses casos a dor pode ser o resultado de noites mal dormidas, vícios posturais ou esforço que ocasionou sobrecarga na coluna.

Quero enfatizar … existe sim…. Diferenças entre dor nas costas, dor na coluna e, dor de coluna.

A fim de facilitar a compreensão dessas dores a coluna é dividida em 3 seguimentos: Lombar, dorsal e cervical

Vamos começar pela dor lombar, por que ela   é a segunda maior queixa dos pacientes, sendo, ela só perde para a dor de cabeça.

Ela acomete 80% da população com menos de 45 anos, também crianças, adolescentes e, principalmente a os idosos.

A lombalgia ou lumbago é na verdade uma manifestação da dor, ou seja, ela é um sintoma e não a causa da mesma.

Porque, existem mais de 50 causas que podem ser responsáveis pelos sintomas de lombalgia.

Entre as principais causas, podemos citar algumas a hérnia de disco, a osteoartrose, problemas inflamatórios como a espondilite anquilosante, infecções bacterianas, metástase de tumores, entre outros, sem esquecermos das causas posturais e as emocionais.

Já dor dorsal é menos frequente. Ela acomete em qualquer nível a região torácica posterior e na maioria dos casos, associada a problemas posturais.

Entretanto, pode ser devido a osteoartrose, fraturas vertebrais por osteoporose ou traumáticas, metástases de câncer entre outros.

Já no caso da cervical, ela caracteriza por dor e rigidez transitória na região do pescoço e entre suas causas destacamos a osteoartrose, hérnia de disco e, problemas na articulação temporomandibular.

Os problemas relacionados a postura como o uso de computadores, tablets e celulares, bem como os problemas emocionais são importantes no desencadeamento da dor.

Você tem ideia do número de vezes ao longo do dia, que movimentou a sua coluna, para atividades cotidianas, como sentar, levantar, entrar e sair do carro, carregar sacolas pesadas ou pegar algum objeto que caiu no chão?

Quando os movimentos para a realização dessas atividades forem realizados de maneira errônea devido à falta de informação e de conscientização das regras que permitiriam manter a sua coluna saudável, como consequência, Dor.

Logo, não ter dor de coluna depende muito mais de você respeitar as regras e recomendações de seu médico.

Entre as principais regras que depende de você temos: carregar objetos de maneira inadequada (como levantar pesos ou carregar seu filho no colo), sobrepeso que pode ser responsável por até 25% dos casos de dor, sedentarismo (falta de exercícios corretivos) e o tabagismo que destrói os vasos capilares responsáveis pela nutrição do disco.

Entretanto, o nosso envelhecimento impacta nas estruturas da coluna, aumentando o fator de risco, e neste caso você não tem controle. Portanto, indivíduos acima de 60 anos têm mais chances de terem dores de coluna da ordem de 15%, muitas vezes associados a fatores genéticos e ambientais associados.

A dor de coluna é devido a problemas em sua estrutura, como já falado.

Entretanto, existem outros fatores de dor a serem considerados, ou seja, as estruturas circunvizinhas da coluna podem ocasionar dor nos seus vários níveis, como aneurisma de aorta, cálculos renais, cálculos de vesícula biliar, aumento dos gânglios, tensão pré-menstrual, ovulação dolorosa, entre outros. Estas são conhecidas como dor na coluna.

Quero chamar a sua atenção que os fatores psicossomáticos podem desencadear dor na coluna, pois, estas dores.

Entre as principais temos dor miofascial e a fibromialgia.

A dor nas costas é desconfortável, irritante e muitas vezes incapacitante.

Muitas pessoas atribuem a dor nas costas como um episódio passageiro e, se automedicam, porém não levam em consideração os riscos de efeitos colaterais.

Uma simples dor nas costas pode mascarar algum problema mais grave de saúde e, em qualquer caso deve ser investigada, quanto a sua origem, afim de prevenir complicações. Logo procure o reumatologista, clinico do aparelho locomotor.

 

José Goldenberg, especialista em doenças da coluna vertebral, professor associado livre-docente da Escola Paulista de Medicina – Unifesp, reumatologista e medico honorário do Hospital Albert. Einstein, autor do livro” Coluna Ponto e Vírgula” e do site www.colunaevida.com.br.