Uma simples dor no dedão pode ser uma alerta de uma possível doença reumática.

Você sabia que uma simples dor no dedão pode ser um alerta de uma possível doença reumática que quando não for diagnosticada poderá ter consequências imprevisíveis.

 

O hálux, popularmente conhecido como “dedão”, é uma região composta por dois ossos. Uma falange proximal e uma falange distal que constitui a articulação metatarsofalangeanas, dois pequenos ossos esféricos chamados de sesamoides, que tem como função aumentar o poder de impulso e a eficiência dos músculos dos pés durante as caminhadas.

 

Saiba você que o seu dedão que em condições normais passa desapercebido é fundamental para o seu corpo se manter estável durante a marcha, pois, este é o dedo que recebe maior parte da carga sobre as articulações dos antepés e ainda ele ajuda você a manter o seu equilíbrio, Logo, ele mais propenso ao aparecimento de dores.

A dor no dedão tem várias causas.

Quando a sua causa for de origem mecânica, que por sinal são as mais comuns, as mesmas estão relacionadas ao excesso de carga e pressão aplicadas na sua estrutura e, na maioria do casos devido a traumas. Quero, também, enfatizar que a sua genética também poderá ser a causa de sua joanete, particularmente, quando do for portador da síndrome de hipermobilidade articular que acomete até 30% da população, tema que já abordei em outro vídeo disponível no meu site.

 

Estas condições que já explique tem como consequência o desencadeamento do hálux, o hálux rígidos em que a articulação não se movimenta, a sesamoidite, ou seja, a inflamação dos dois pequenos ossos, entre outras causas.

 

Entretanto, dores no dedão podem ser sinais e sintomas de uma manifestações inicial ou mesmo na evolução de doenças reumáticas inflamatórias.

Entre elas, destaco as principais a gota, a condrocalcinose, a artrite psoriásica, a artrite ligada a doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Crohn) e a artrite reativa devido a doenças venéreas causada pela clamídia Tracomatis ou decorrente de uma infecção intestinal por uma salmonela.

 

Uma forte dor no dedão do pé, sem nenhum motivo aparente pode também, devido a uma elevação dos níveis de ácido úrico no sangue e, os seus sintomas devido a deposição de cristais de monourato de sódio na articulação, o que caracteriza a Gota, sendo esta a principal doença metabólica inflamatória que se manifesta clinicamente por dor, edema, calor, rubor.

A gota pode também acometer outras articulações, bem como ocasionar os cálculos renais.

Quero ressaltar que doenças por deposição de cristais no dedão não se restringem apenas a gota. Uma outra pouco diagnosticada é a condrocalcinose, que tem várias formas de apresentação devido também a deposição de cristais de pirofostato de cálcio nesta articulação e outras.

Existem também, outras doenças reumáticas inflamatórias que podem acometer o dedão como manifestação inicial, ou, durante a sua evolução.

Como já relatado, temos a artrite psoriásica que pode se apresentar antes, ao mesmo tempo e após o desencadeamento da psoríase na pele, a artrite reativa, lembrando que ela é devido a doenças sexualmente transmissível pela Clamídia Tracomatis, ou, a uma infeção intestinal por salmonela, a doenças inflamatórias intestinais retocolite ulcerativa e doença de Crohn, que regra geral se apresentam por diarreia e evacuação de sangue.

Todas essas doenças quando acometem o dedão podem manifestar apenas por dor ou acompanhada de processo inflamatório caracterizada por edema, calor e sinovite, ou seja, inflamação da membrana sinovial que envolve a articulação.

Logo, quero fortemente enfatizar que quando você tiver uma dor no dedão, sem ter tido algum trauma na articulação e a mesma for acompanhada de sinais de inflamação, como descrito, procure o reumatologista, pois, podemos estar diante de um quadro de doenças reumáticas inflamatórias.

Como reumatologista ressalto, que quando as mesmas não forem diagnosticas precocemente e, não tratadas, adequadamente, estas doenças tem em sua evolução manifestações clinicas que poderão acometer outros órgãos e sistemas com consequências imprevisíveis, entre elas, principalmente, o sistema vascular, e como consequência você poder apresentar o infarto do miocárdio ou derrame, ou seja, um acidente vascular cerebral, entre outros.

 

Eu, ou José Goldenberg, especialista em doenças reumáticas e da coluna vertebral, professor associado livre-docente da Escola Paulista de Medicina – Unifesp, medico honorário do Hospital Israelita Albert Einstein, autor do livro” Coluna Ponto e Vírgula” e do site www.colunaevida.com.br