VOCÊ SABIA QUE UMA DIARREIA PERSISTENTE PODE SINALIZAR A PRESENÇA DE UMA DOENÇA REUMÁTICA: A ARTRITE ENTEROPÁTICA

O que é A artrite Enteropatica? é um tipo de artrite desencadeada em portadores de doença inflamatória intestinal, sendo as mais comuns a retocolite ulcerativa e ou doença de Crohn.

As doenças Inflamatórias Intestinais apresentam como característica diarreia persistente, dores abdominais l e as vezes hemorragia intestinal.

As suas causas, não são totalmente conhecidas e, alguns dos seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como síndrome do intestino irritável.

Elas acometem indistintamente homens e mulheres, geralmente por volta dos 20 a 40 anos de idade. Precise ficar atento pois, Existem casos com predisposição hereditária familiar.

 

Ambas as doenças tem evolução crônica, não tem cura e, como consequência podem evoluir para complicações debilitantes, em alguns casos incapacitantes com sérios prejuízos orgânicos e mentais aos seus portadores.

Ressalto, que ambas as doença não tem cura, porem nos dias atuais existem tratamentos eficazes que as controlam e devolvem aos seus portadores qualidade de vida.

 

Agora vamos abordar as manifestações Articulares destas doenças

Acometem principalmente, articulações dos membros inferiores- joelhos e tornozelos, sacroilíacas e a coluna vertebral.

Porém, outras articulações podem ter manifestações.

As manifestações do aparelho locomotor em si, podem preceder por anos ou coincidir com as manifestações intestinais.

No caso da doença de Crohn, os joelhos e tornozelos são acometidos em 15% a 20% dos pacientes que apresentam um quadro de artrite inflamatória, extremamente dolorosa.

Este tipo de artrite se caracteriza por uma evolução transitória, migratória e sem sequelas, na maioria dos pacientes.

Na minha experiência como reumatologista tenho observado que muitos desses doentes se queixam de dores na coluna.

Os doentes me relatam as mais diversas explicações; desde carregar excesso peso, dar um mau jeito, dormir em má posição entre outros o que requer uma investigação mais detalhada dessas queixas.

A coluna e as articulações sacroilíacas são acometidas em 5% dos casos e, podendo evoluir para uma espondilite anquilosante ( coluna em bambu)que independe do controle clinico da doença intestinal.

Os pacientes com retocolite ulcerativa também podem apresentar queixas em 20% dos casos, entre elas dores pelo corpo e artralgia em que não existe inflamação ou inchaço nas mesmas.

Porém, podem também apresentar um processo inflamatório importante, particularmente em joelhos e tornozelos e, a dor também pode ser debilitante.

Na retocolite ulcerativa, também pode ocorrer processo inflamatório acometendo a coluna vertebral, e da articulação sacroilíacas.

A dor da coluna vertebral piora com o repouso, alivia com a movimentação e é acompanhada de uma rigidez vertebral matinal (a coluna fica mais “travada” no período da manhã), podendo evoluir para uma espondilite anquilosante.

Diferente das dores articulares periféricas, a inflamação na coluna vertebral e das articulações sacroilíacas podem apresentar clinicamente e por exames de imagem uma evolução desfavorável, apesar do controle adequado dos sintomas intestinais.

Procure o médico reumatologista para investigar as manifestações articulares, e ele em conjunto com o gastroenterologista definirão a estratégia terapêutica do seu caso.

 

Sou José Goldenberg, especialista em doenças reumáticas e da coluna vertebral, professor associado livre-docente da Escola Paulista de Medicina – Unifesp, medico honorário do Hospital Israelita Albert Einstein, autor do livro” Coluna Ponto e Vírgula” e do site www.colunaevida.com.br